Potencialidades do jogo War para ensinar probabilidade no ensino médio
dc.contributor.advisor | Selau, Lisiane Priscila Roldão | pt_BR |
dc.contributor.author | Kurylenko, Thiago Werres | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-26T06:56:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280551 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como finalidade desenvolver uma pesquisa em torno do jogo War, explorando suas potencialidades em sala de aula para um público alvo de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública, cujo objetivo geral é realizar uma pesquisa sobre como um professor pode abordar a probabilidade no Ensino Médio a partir do jogo War. Para tanto, a pergunta que motivou tal trabalho é: “como o jogo War pode vir a contribuir com a aprendizagem dos estudantes acerca de probabilidade?” e, para respondê-la, foi elaborada uma prática envolvendo os estudantes que fazem parte desse público. Quanto aos objetivos específicos, são eles: desenvolver no estudante a compreensão do que é a probabilidade, além de que consigam citar exemplos cotidianos, e que eles consigam calcular as probabilidades de sucesso e de fracasso em suas jogadas. Sobre as considerações finais, o jogo é de certa importância na educação, pois cria um ambiente lúdico e permite que o estudante desenvolva suas habilidades lógico-matemáticas, com relação ao conteúdo em que o professor deseja ensinar. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to develop research around the game War, exploring its potential in the classroom for a target audience of 3rd year high school students from a public school, whose general objective is to carry out research on how a teacher can approach probability in high school using the game War. To this end, the question that motivated this work is: “how can the game War contribute to students’ learning about probability?” and, to answer it, a practice was developed involving students who are part of this public. As for the specific objectives, they are: to develop the student's understanding of what probability is, in addition to being able to cite everyday examples, and for them to be able to calculate the probabilities of success and failure in their moves. Regarding final considerations, the game is of certain importance in education, as it creates a playful environment and allows the student to develop their logical-mathematical skills, in relation to the content the teacher wants to teach. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Jogos de tabuleiro | pt_BR |
dc.subject | Board game | en |
dc.subject | Probabilidade | pt_BR |
dc.subject | Probability | en |
dc.title | Potencialidades do jogo War para ensinar probabilidade no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212891 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (405)