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dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorBenvenuto, Nathan Queiroz dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-10-26T06:56:07Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280546pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga os currículos de Licenciatura em Português Língua Estrangeira (PLE) no Brasil para compreender quais as competências priorizadas em cada currículo na formação inicial de professores. Para tal, foram analisados os currículos das quatro universidades brasileiras que oferecem Licenciatura em PLE: Universidade de Brasília, Universidade Federal da Bahia, Universidade da Integração Latino-Americana e Universidade Estadual de Campinas. Após traçar um percurso histórico de acontecimentos político-linguísticos que contextualizam a institucionalização dessas Licenciaturas de PLE, discute-se o conceito de competências do professor de PLE a partir de Perrenoud (2000) e Almeida Filho (1999) e de documentos normativos, entre os quais a BNC-Formação (BRASIL, 2019). Para fornecer as respostas à nossa pergunta de pesquisa, nos apoiamos em uma metodologia qualitativa documental. Foram analisados o rol de disciplinas e respectivos planos de ensino que compõem os currículos a fim de verificar a distribuição de carga horária, a natureza das disciplinas (obrigatórias, optativas) e suas áreas de conhecimento, buscando compreender o perfil de profissional da educação priorizado em cada currículo. Os resultados mostram que os currículos propõem o desenvolvimento das competências sociolinguística, teórica e aplicada/pedagógica, e que cada um deles prioriza determinadas competências indicando perfis profissionais distintos. Ao passo que a UFBA busca formar um professor intercultural de português para o público estrangeiro, a UNILA propõe uma formação em português e espanhol de um professor com conhecimento sobre questões latino-americanas. A Unicamp, por sua vez, busca formar um perfil de professor consciente das mudanças geopolíticas e que trabalha com o português como segunda língua e como língua estrangeira. Já a UnB propõe formar um professor de português como segunda língua preparado para atuar também com o público surdo e indígena. O trabalho contribui para a reflexão sobre a formação acadêmica inicial de professores de PLE destacando como os currículos de licenciatura podem possibilitar formações diversas em resposta a demandas e projetos político-pedagógicos locais.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates the curricula of undergraduate courses of Portuguese as a Foreign Language (PFL) in Brazil to understand which competencies are prioritized in each curriculum for the initial teacher education. To this end, the curricula of four Brazilian universities offering PFL undergraduate courses were analyzed: the University of Brasília, the Federal University of Bahia, the University of Latin American Integration, and the State University of Campinas. After tracing a historical path of political-linguistic events that contextualize the institutionalization of these PFL undergraduate courses, the concept of PFL teacher competencies is discussed based on Perrenoud (2000) and Almeida Filho (1999), as well as on normative documents, among which the National Curricular Guidelines for Teacher Education (BNC-Formação) (BRAZIL, 2019). To provide answers to our research question, a qualitative documentary methodology was adopted. The list of disciplines and the syllabi of the courses that make up the curricula were analyzed to verify the distribution of workload, the nature of the disciplines (mandatory, elective), and their areas of knowledge, seeking to understand the profile of the education professional prioritized in each curriculum. The results show that the curricula address the development of sociolinguistic, theoretical, and applied/pedagogical competencies, and that each prioritizes certain competencies indicating distinct professional profiles. While UFBA seeks to educate an intercultural Portuguese teacher for foreign audiences, UNILA proposes an education in Portuguese and Spanish for a teacher with knowledge about Latin American issues. Unicamp, in turn, seeks to educate a teacher aware of geopolitical changes who works with Portuguese as a second language and as a foreign language. UnB, on the other hand, focuses on educating a teacher of Portuguese as a second language who is also prepared to work with the deaf and indigenous community. The work contributes to the reflection on the initial academic education of PFL teachers highlighting how undergraduate curricula can enable diverse education in response to local demands and pedagogical-political projects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectCurriculo : Curso de letraspt_BR
dc.subjectPortuguese as a foreign languageen
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.titleO currículo e as competências para a formação inicial de professores de português como língua estrangeirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001213042pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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