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dc.contributor.advisorNicolao, Leonardopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Julienne Fatima Gaffree dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-14T06:42:31Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277327pt_BR
dc.description.abstractEstudos anteriores sugeriram que há diferenças de preferência de consumo entre consumidores solitários e não solitários em relação ao tipo de compra (bens materiais ou experiências). Além disso, outros autores encontraram efeito significativo na preferência por bens materiais, quando há uma percepção de restrição financeira. E pesquisas prévias evidenciaram que o nível de solidão é menor quando associado à compra de experiências. Ao testar as hipóteses de preferência de consumidores solitários por bens materiais, a moderação deste efeito quando há uma restrição financeira percebida e o nível de solidão associado a compras materiais e experiências, nenhum efeito significativo foi encontrado. No entanto, análises exploratórias dos dados indicam que há uma interação tripla entre renda, idade e solidão; diferença de preferência para consumidores solitários e não solitários e, há uma interação entre felicidade e a solidão.pt_BR
dc.description.abstractPrevious studies have suggested that there are differences in consumption preferences between lonely and non-lonely consumers regarding the type of purchase (material goods or experiential purchases). Additionally, other authors have found a significant effect on the preference for material goods when there is a perception of financial constraint. Previous research has also shown that the level of loneliness is lower when associated with the purchase of experiences. When testing the hypotheses of lonely consumers' preference for material goods, the moderation of this effect by a perceived financial constraint, and the level of loneliness associated with material and experiential purchases, no significant effects were found. However, exploratory data analyses indicate that there is a three-way interaction between income, age, and loneliness, a difference in preference for lonely and non-lonely consumers, as well as an interaction between happiness and loneliness.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectLonelinessen
dc.subjectSolidãopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMaterial goodsen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectExperiencesen
dc.subjectMaterialismopt_BR
dc.titleA solidão e o comportamento do consumidor : uma análise sobre bens materiais e experiênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208095pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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