A presença de saberes e conhecimentos populares e tradicionais tem potencial para transformar a universidade
dc.contributor.author | Ewald, Felipe | |
dc.contributor.author | Melo, Carolina | |
dc.contributor.author | Pires, Carolina | |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T21:58:52Z | |
dc.date.available | 2024-08-09T21:58:52Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/277145 | |
dc.description.abstract | Reportagem colaborativa sobre a inclusão de saberes e conhecimentos populares e tradicionais no ambiente acadêmica e as experiências em diferentes universidades do país. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Jornal da Universidade, 6 set. 2023, ed. 161 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | pt_BR |
dc.subject | Diversidade étnica | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento popular | pt_BR |
dc.title | A presença de saberes e conhecimentos populares e tradicionais tem potencial para transformar a universidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de divulgação | pt_BR |
dc.contributor.photographer | Stein, Marília | |
dc.contributor.photographer | Baumann, Ana Paula Purcina | |
dc.contributor.photographer | Moraes, Alexandre de | |
dc.description.image | 1 e 3- Área de mata de uma aldeia em Barra do Ribeiro (RS), um grupo de jovens indígenas e o Mestre Gerônimo Franco (Verá Tupã), indígena Mbya Guarani, recebem visitantes. Fonte: Marília Stein/Arquivo pessoal, [202-]. Coloridas. 2- Reinaldo Duque posicionado de lado, em plano médio, próximo a galhos folhosos de uma árvore. Fonte: Arquivo pessoal, [202-]. Colorida. 4- Nove adultos em semicírculo posam para o fotógrafo durante visita de alunos, do curso de Licenciatura em Educação Intercultural, à aldeia do povo Boe Bororo. Fonte: Ana Paula Purcina Baumann/Arquivo pessoal, [202-]. Colorida. 5- Uwira Domingues, da etnia Xacriabá, em plano médio, está sentado próximo a uma janela. Possui pintura facial e usa um cocar. Fonte: Alexandre de Moraes/Arquivo Ascom UFPA, [202-]. Colorida. | pt_BR |
dc.contributor.interviewedsources | Domingues, Uwira | |
dc.contributor.interviewedsources | Pimenta, Daniel | |
dc.contributor.interviewedsources | Duque, Reinaldo | |
dc.contributor.interviewedsources | Talikis, Carolina Urzúa | |
dc.contributor.interviewedsources | Tapirapé, Gilson Ipaxi’awyga | |
dc.contributor.interviewedsources | Borges, Mônica Veloso | |
dc.contributor.interviewedsources | Formigosa, Marcos | |
dc.title.secondary | Diversidade | Iniciativas de cursos e disciplinas promovem a presença de sujeitos de territórios e pertencimentos étnico-raciais diversos e tensionam o ambiente acadêmico | pt_BR |
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