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dc.contributor.advisorSchwez, Nicolaupt_BR
dc.contributor.authorBalbinot, Nathalia Bleypt_BR
dc.date.accessioned2010-12-30T04:20:44Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27213pt_BR
dc.description.abstractA economia de mercado com sua acirrada concorrência, o advento de entidades de proteção ao consumidor, o aumento da dedicação da mídia às questões empresariais e o conseqüente amadurecimento e conscientização dos consumidores em relação a seus direitos, o aumento da fiscalização governamental, a postura crítica e questionadora da sociedade relativa às empresas e aos produtos, entre outros fatores, induziram as empresas à reavaliação de seus conceitos e da qualidade de suas relações. (DAINEZE, 2002) Os investimentos socioambientais tornam-se cada vez mais numerosos e importantes nas companhias. Tais investimentos e sua conseqüente evidenciação contábil conferem credibilidade às empresas frente a fornecedores, financiadores, investidores e clientes. Além dos ganhos gerenciais e de imagem, ao investir recursos em projetos de ação socioambiental, as empresas podem beneficiar-se das deduções fiscais das leis de incentivos para a inclusão social. Considerando essa nova realidade, esse artigo tem como objetivo, de forma sucinta e sem esgotar o assunto, encontrar razões práticas, do ponto de vista contábil-gerencial, para que as empresas redirecionem seus investimentos a fim de atenderem às necessidades socioambientais. Serão abordados aspectos como: as expectativas dos stakeholders; a necessidade da sustentabilidade na gestão dos negócios; aspectos escriturais da chamada contabilidade ambiental; além do impacto da utilização dos benefícios fiscais nas demonstrações financeiras.pt_BR
dc.description.abstractThe market economy and its fierce competition, the existence of consumer protection entities, the rising interest of media for business issues, the increasing consciousness and maturity of consumers in terms of sustainability and a more efficient government’s taxation, among other factors, are making firms rethinking their values and the quality of their relationships. (DAINEZE, 2002) Social-environmental investments are becoming increasingly numerous and important for firms. Such investments and the resulting accounting disclosure enhance stakeholders’ trust on firms. Besides gains in management experience and reputation, companies can benefit from tax deductions of the governmental incentives by investing resources in socialenvironmental projects.Given this new reality, this article aims to find practical reasons, from the standpoint of accounting and management, for companies to redirect their investments to meet social and environmental needs. This work will address issues such as the stakeholders’ expectations, the need for sustainability in business management, book features of the "green" accounting and the impact of the use of tax benefits in financial statements.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectSocial incentive lawsen
dc.subjectSocial-environmental investmentsen
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEnvironmental accounting "green" accountingen
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectContabilidade ambientalpt_BR
dc.titleInvestimentos socioambientais nas empresas : um enfoque contábil-gerencialpt_BR
dc.title.alternativeSocial-environmental investments in enterprises: a focus on accounting and managementen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000763398pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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