Anísio Teixeira e a educação científica : bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa pretende apresentar e discutir as relações entre Anísio Teixeira e a educação científica: bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira. Nasce da caminhada, inquietude, ações do pesquisador em relação à educação científica para a construção de uma Educação Integral. Assim, teve como propósito investigar, mapear, caracterizar documentos históricos, cartas e discursos de Anísio Teixeira, no período de 1924 a 1971, a partir de uma análise e perspectiva hi ...
Esta pesquisa pretende apresentar e discutir as relações entre Anísio Teixeira e a educação científica: bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira. Nasce da caminhada, inquietude, ações do pesquisador em relação à educação científica para a construção de uma Educação Integral. Assim, teve como propósito investigar, mapear, caracterizar documentos históricos, cartas e discursos de Anísio Teixeira, no período de 1924 a 1971, a partir de uma análise e perspectiva histórica, além do Espírito Científico presente na obra do educador. O estudo buscou compreender e analisar a formação histórica e a construção da educação e da ciência brasileira, suas contradições, privilégios e luta por uma escola democrática, pública, laica e universal. Em um segundo momento, tentamos promover um diálogo entre Anísio Teixeira e reflexões de Dewey, Paulo Freire e teóricos da Educação Científica e Educação Integral. A nossa pesquisa tem como norteadores da aproximação com o campo de estudos os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica; construção do estado do conhecimento; coleta dos dados na perspectiva da pesquisa documental. Assim, buscou-se fazer o estado do conhecimento sobre Anísio Teixeira e a educação integral, assim como tentar compreender como os autores vêm tratando o tema em dissertações, teses e artigos. Bem como, interfaces, desdobramentos teóricos, metodológicos, para entender conceitos Educação Científica, em territórios educativos interligados à Educação Integral. Ao final concluímos que o espírito científico de Anísio e dos autores aqui analisados são fundamentais para revisitar e repensar a educação integral e científica. ...
Abstract
This research aims to present and discuss the relationships between Anísio Teixeira and scientific education: bases for integral education and the project for the formation of the Brazilian nation. It is born from the journey, restlessness, and actions of the researcher in relation to scientific education for the construction of an Integral Education. Thus, its purpose was to investigate, map, characterize historical documents, letters and speeches by Anísio Teixeira, from 1924 to 1971, from an ...
This research aims to present and discuss the relationships between Anísio Teixeira and scientific education: bases for integral education and the project for the formation of the Brazilian nation. It is born from the journey, restlessness, and actions of the researcher in relation to scientific education for the construction of an Integral Education. Thus, its purpose was to investigate, map, characterize historical documents, letters and speeches by Anísio Teixeira, from 1924 to 1971, from an analysis and historical perspective, in addition to the Scientific Spirit present in the educator's work. The study sought to understand and analyze the historical formation and construction of Brazilian education and science, its contradictions, privileges and struggle for a democratic, public, secular and universal school. In a second moment, we tried to promote a dialogue between Anísio Teixeira and reflections by Dewey, Paulo Freire and theorists of Scientific Education and Integral Education. Our research is guided by the following methodological procedures: bibliographic review; construction of the state of knowledge; data collection from the perspective of documentary research. Thus, we sought to assess the state of knowledge about Anísio Teixeira and integral education, as well as trying to understand how authors have been treating the topic in dissertations, theses and articles. As well as interfaces, theoretical and methodological developments, to understand Scientific Education concepts, in educational territories linked to Integral Education. In the end, we conclude that the scientific spirit of Anísio and the authors analyzed here are fundamental to revisit and rethink integral and scientific education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2564)
Este item está licenciado na Creative Commons License