Análise do trânsito no Rio Grande do Sul no período 2011 a 2021 : o perfil do condutor gaúcho e os dados de sinistralidade
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho busca trazer uma análise do trânsito nos panoramas globais, brasileiros, e regional, do Rio Grande do Sul no período de 2011 a 2021, buscando uma análise da construção a partir dos indicadores estatísticos da sinistralidade no trânsito, bem como sua aplicação de maneira relativa a outros indicadores socioeconômicos e geográficos. A partir de base de dados de órgãos mundiais, nacionais e regionais este trabalho busca estimar os números relativos de mortes no trânsito no período de ...
Este trabalho busca trazer uma análise do trânsito nos panoramas globais, brasileiros, e regional, do Rio Grande do Sul no período de 2011 a 2021, buscando uma análise da construção a partir dos indicadores estatísticos da sinistralidade no trânsito, bem como sua aplicação de maneira relativa a outros indicadores socioeconômicos e geográficos. A partir de base de dados de órgãos mundiais, nacionais e regionais este trabalho busca estimar os números relativos de mortes no trânsito no período de 2011 a 2021, para melhor determinar as questões que originam as fatalidades. Constatou-se que o trânsito mundial mata 1,2 milhões de pessoas no mundo ao ano. O Brasil é o 3° colocado entre os países com mais vítimas por sinistro de trânsito. Em números relativos, o Brasil está abaixo da média mundial de fatalidades no trânsito, mas ainda acima da meta mundial estipulada pela ONU. A maioria dos municípios brasileiros têm média acima da média mundial de fatalidade relativa. A situação do Estado do Rio Grande do Sul é melhor, apesar de ser o estado que menos habilitou pessoas a dirigir na última década. Na base estadual de condutores observou-se um aumento no nível de escolaridade dos condutores habilitados, podendo se associar a isso níveis mais altos de renda. O Estado apresenta índice de mortes por sinistro de trânsito ligeiramente melhor que a média brasileira em termos relativos, porém mais da metade dos municípios gaúchos estão com a média de mortes acima da média mundial. Houve um crescimento de mulheres condutoras no período, o que pode ter colaborado para a melhora no trânsito gaúcho. Porto Alegre, capital do estado, se destaca por ser o único município brasileiro com população acima de um milhão de habitantes que atingiu a meta mundial. ...
Abstract
This work pursues to bring an analysis of traffic road issue in global, national (Brazil), and regional of Rio Grande do Sul outlooks, in the period from 2011 to 2021, seeking an analysis of the construction from the statistical indicators of traffic accidents, as well as its application in a way relative to other socioeconomic and geographic indicators. Based on a database of global, national, and regional bodies, this work seeks to estimate the relative numbers of deaths in road traffic in th ...
This work pursues to bring an analysis of traffic road issue in global, national (Brazil), and regional of Rio Grande do Sul outlooks, in the period from 2011 to 2021, seeking an analysis of the construction from the statistical indicators of traffic accidents, as well as its application in a way relative to other socioeconomic and geographic indicators. Based on a database of global, national, and regional bodies, this work seeks to estimate the relative numbers of deaths in road traffic in the period from 2011 to 2021, to better define the issues that originate the fatalities. It was found that the global road traffic kills 1.2 million people worldwide each year. Brazil is in third place among the countries with the most victims per road traffic deaths. In relative numbers, Brazil is below the world average of traffic fatalities, but above the world target stipulated by the UN. Most Brazilian towns have an average above the world average of relative fatality. The situation in Rio Grande do Sul is better, despite being the state that least enabled people to drive in the last decade. In the state database of drivers, an increase in the level of education of licensed drivers was observed, which may be associated with higher income levels. The state has a slightly better index of road traffic deaths than the Brazilian average in relative terms, but more than half of towns and cities in Rio Grande do Sul have the average of deaths above the world average. There was an increase in female drivers in the period, which may have contributed to the improvement in traffic in Rio Grande do Sul. Porto Alegre, the state´s capital, stands out for being the only Brazilian city with a population of over one million inhabitants that reached the world target. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Coleções
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