Formação continuada de professores dos anos iniciais : problematizando a BNCC, utilizando o ensino por investigação na abordagem da ciência e para o desenvolvimento de intelectuais reflexivos
dc.contributor.advisor | Massoni, Neusa Teresinha | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Marco Aurélio Torres | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T04:49:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/252788 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa buscou identificar, aplicar e analisar que caminhos uma formação continuada, voltada a professores e professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, deve trilhar para auxiliá-los na interação com este novo mecanismo burocrático e normativo – a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fomentando a (re)construção de suas aulas de Ciências da Natureza e promovendo a autonomia docente em busca do desenvolvimento de um professor reflexivo segundo Contreras (2002). O desenvolvimento da pesquisa ocorreu através de dois estudos. Como referencial metodológico, adotamos a pesquisa-ação na concepção de Lewin (1978). Assumimos como referencial teórico: i) a autonomia dos professores na visão de José Contreras (2002) e, ii) a alfabetização científica e o ensino por investigação na perspectiva de Lúcia Helena Sasseron (2008). As reflexões dos professores e professoras (nossos sujeitos de pesquisa) foram interpretadas a partir da estratégia da análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2007). Na realização da revisão da literatura identificamos que muitos autores interpretaram a BNCC (BRASIL, 2017) como um currículo nacional, assim como apontam que o texto apresenta contradições quando analisamos exclusivamente o compromisso assumido em desenvolver a Alfabetização Científica e em relação às habilidades especificas de Ciências da Natureza para os Anos Iniciais do EF. Também como resultado da revisão, observamos que os professores e professoras generalistas têm dificuldades com conteúdos específicos de Ciências o que, de certa forma, justifica a priorização pelo desenvolvimento de outras disciplinas/temas no dia a dia da sala de aula. Outro apontamento importante foi que a maioria dos generalistas desconhece o que significa Alfabetização Científica e como aplicá-la aos alunos dos anos iniciais. O Estudo I, realizado entre 2018 e 2019 com docentes da rede municipal de Santana do Livramento, RS, revelou que a BNCC não estava sendo estudada nas escolas da região; que a compreensão da BNCC e seu papel era superficial e esporádica; que os docentes, nossos sujeitos de pesquisa, apresentavam lacunas na sua competência profissional em Ciências; que a Secretaria de Educação do Município, da óptica do professores, não estava oportunizando formação continuada em Ciências da Natureza e priorizava o ensino de Língua Portuguesa até o terceiro ano do EF, deixando Ciência em segundo plano. O Estudo II, realizado entre junho e novembro de 2021 através de uma formação continuada, contou com a participação de 15 professoras e um professor dos Anos Iniciais da rede pública municipal de Santana do Livramento, RS. Como uma possibilidade, adotamos estratégias do Ensino por Investigação, proporcionando vivências investigativas aos docentes no sentido de incentivá-los a replicar em suas aulas de Ciências. A pesquisa mostrou que o ensino por investigação na perspectiva de abordagem didática auxilia no planejamento de sequências capazes de abordar temas da unidade temática Matéria e Energia, torna os professores mais comprometidos e mais seguros para tratar objetos de conhecimento de Ciência e contribui com o desenvolvimento de professores intelectuais reflexivos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research sought to identify, apply, and analyze which paths a continuing education, aimed at Elementary Early Years School teachers, should tread to help them to deal with the new bureaucratic and normative mechanism - the National Common Curricular Basis (BNCC), encouraging the (re)construction of their Natural Science classes and promoting teacher autonomy in search of teacher's reflexivity development (CONTRERAS, 2002). This research was performed through two studies. As methodological framework, we adopted Lewin's conception of action research (1978). We assume as a theoretical framework: i) the Contreras' view for teacher's autonomy and, ii) the Sasseron's perspective (2008) for scientific literacy and teaching by investigation. The reflections of professors (our research subjects) were interpreted in Moraes and Galiazzi's Discursive Textual Analysis. Carrying out the literature review, we identified that many authors interpreted the BNCC (BRASIL, 2017) as a national curriculum, as well as pointing out that the text presents contradictions when we exclusively analyze the commitment assumed to develop Scientific Literacy and in relation to the specific skills of Natural Sciences for the EE Early Years. Also, as a result of the review, we observed that generalist teachers have difficulties with specific contents of Science, which, in a way, justifies the prioritization of the development of other subjects/themes in the daily life of the classroom. Another point was that most generalists are unaware of what Scientific Literacy means and how to apply it to students in the early years. Study I, carried out between 2018 and 2019 with teachers from the Santana do Livramento city schools, revealed that the BNCC was not being studied in schools in the region; that understanding of the BNCC and its role was superficial and sporadic; that the professors, our research subjects, had gaps in their professional competence; that the City Department of Education, from the teachers' point of view, did not provide continuing education in Natural Sciences and prioritized the teaching of Portuguese Language until the EE third year, leaving Science in the background. Study II, carried out between June and November 2021 through continuing education, had the participation of 15 teachers and a teacher from Early Years of the public city schools of Santana do Livramento, RS. As a possibility, we adopted Teaching by Investigation strategies, providing investigative experiences to teachers in order to encourage them to replicate in their classes. The research showed that teaching by investigation from the perspective of a didactic approach helps in the planning of sequences capable of approaching themes of the thematic unit Matter and Energy, makes teachers more committed and safer to deal with objects of knowledge of Science and contributes to the development of reflective intellectual teachers. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Teaching by investigation | en |
dc.subject | Teachers of the initial years | en |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | National Curricular Common Base | en |
dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Matter and Energy | en |
dc.subject | Natural Sciences | en |
dc.title | Formação continuada de professores dos anos iniciais : problematizando a BNCC, utilizando o ensino por investigação na abordagem da ciência e para o desenvolvimento de intelectuais reflexivos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001155599 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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