O uso de repetição em processos criativos e suas transformações em cena
dc.contributor.advisor | Machado, João Carlos | pt_BR |
dc.contributor.author | Neves, Marcelo Pires | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-07T04:54:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/252488 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho relata e analisa o uso da repetição em processos criativos experenciados pelo autor durante sua graduação em Interpretação Teatral na Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS). O principal objeto de pesquisa é a noção repetição utilizada na constituição do espetáculo Alhures - estágio de atuação do autor –, como ela é aplicada e como transforma as cenas apresentadas. O trabalho também analisa experimentos de criação derivados do espetáculo em questão, como partituras, textos e desenhos. Passando por referências como Pina Bausch, Ciane Fernandes, Fayga Ostrower, Maria Lídia Magliani, Jacques Lecoq e Yoshi Oida, o autor explora diferentes campos das artes buscando e pesquisando a repetição, suas diferentes formas de variação. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work reports and analyzes the use of repetition in creative processes experienced by the author during his graduation in Theater Interpretation at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The main object of research is the notion of repetition used in the constitution of the show Alhures – acting internship of the author -, how it is applied and how it transforms the scenes presented. The work also analyzes creative experiments derivative from the show in question, such as scores, texts and drawings. Going through references such as Pina Bausch, Ciane Fernandes, Fayga Ostrower, Maria Lídia Magliani, Jacques Lecoq and Yoshi Oida, the author explores different fields of the arts seeking and researching repetition, its different forms of variation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Partitura corporal (Dramaturgia) | pt_BR |
dc.subject | Repetition | en |
dc.subject | Processo de criação : Teatro | pt_BR |
dc.subject | Body score | en |
dc.subject | Polissemia | pt_BR |
dc.subject | Creation process | en |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Transformation | en |
dc.subject | Danca : Teatro | pt_BR |
dc.subject | Polysemy | en |
dc.subject | Body | en |
dc.subject | Dance-theater | en |
dc.title | O uso de repetição em processos criativos e suas transformações em cena | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001154824 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Teatro: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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