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dc.contributor.advisorVeit, Eliane Angelapt_BR
dc.contributor.authorWeihmann, Guilhermept_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T04:53:13Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251974pt_BR
dc.description.abstractA desmotivação em aprender Física e a dificuldade dos alunos em atribuir significado a conteúdos apresentados em sala de aula são alguns dos problemas enfrentados pelo Ensino de Física nas escolas públicas do Brasil. Na busca por alternativas que melhorem o ensino, sem onerar ainda mais o currículo escolar, a literatura apresenta espaços não formais como um caminho em potencial. Neles, os estudantes enfrentariam problemas autênticos e, na busca por soluções, poderiam vivenciar a aprendizagem como participação social. Nessa linha de investigação, realizamos um estudo de caso, na acepção de Yin, em um espaço não formal, o Centro de Tecnologia Acadêmica Júnior (CTA Jr.), situado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Buscamos identificar os impactos que o CTA Jr. causou tanto no percurso formativo quanto na identidade de quatro estudantes que, após encerrarem o ensino básico, regressaram ao Centro exercendo um novo papel. A partir da análise de conteúdo das entrevistas concedidas pelos regressantes, à luz da Teoria Social da Aprendizagem (TSA) de Étienne Wenger, baseada em cinco dimensões: Prática, Identidade, Significado, Comunidade e Aprendizagem, foi possível: i) avaliar as contribuições da prática do Centro para o percurso formativo dos seus participantes; e ii) identificar valores criados/cultivados no CTA Jr. e nas identidades dos regressantes. Como resultado do estudo, verificamos que, ao participarem do CTA Jr., o percurso formativo dos regressantes foi diferenciado tanto em termos da segurança na escolha profissional quanto no desempenho em disciplinas do currículo formal. Também identificamos o cultivo de valores como colaboração, companheirismo, comunicação, responsabilidade e solidariedade, na identidade dos regressantes, tornando-os melhores cidadãos. Ainda, verificamos que a estrutura social existente no CTA Jr. apresenta características comuns a Comunidades de Prática (CoP). Assim sendo, acreditamos que a utilização de espaços não formais que promovam aprendizagem social enfatizando o aspecto CoP pode contribuir para uma aprendizagem com significado. Para isso, é necessário que a comunidade escolar perceba os ensinos formal e não formal como aliados na busca por uma educação cidadã.pt_BR
dc.description.abstractSome of the problems faced in physics education in the public school in Brazil are the students' lack of motivation to learn and the difficulties they face in assigning meaning to what is presented to them in class. Seeking for alternatives to improve teaching without overload the scholar curriculum even more, the literature presents non-formal learning spaces as a potential path. In these spaces, students would face authentic problems and experience learning as social participation. In this research line, we carried out a case study, in the sense of Yin, in a non-formal space, the Centro de Tecnologia Acadêmica Júnior (CTA Jr.), located at the Colégio de Aplicação of the Federal University of Rio Grande do Sul. We sought to identify the impacts that the CTA Jr. caused in the formative path and identity of four students who, after finishing high school, returned to the Technology Center in a new role. Based on the content analysis of the returnees interviews, in the light of Étienne Wenger's Social Theory of Learning – based on five dimensions: Practice, Identity, Meaning, Community and Learning – it was possible to: i) evaluate the contributions of the Technology Center's practice to the training path of its participants; and ii) identify values reated/cultivated in CTA Jr. and in the identities of the returnees. The results indicate that, by participating in the CTA Jr., the returnees’ formative path was differentiated both in terms of security in professional choice and in terms of performance in subjects of the scholar curriculum. We also identified the cultivation of values such as collaboration, companionship, communication, responsibility and solidarity, in the identity of returnees. Still, we verify that the existing social structure at CTA Jr. has characteristics common to Communities of Practice (CoP). Therefore, we consider that the use of non-formal spaces that promote social learning emphasizing the CoP aspect can contribute to a meaningful learning. For this, it is necessary that the school community perceives the formal and non-formal teaching as allies in the search for a citizen education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNon-formal learning spacesen
dc.subjectComunidades de práticapt_BR
dc.subjectCommunities of practiceen
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectNon-formal educationen
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.titleContribuições de um espaço de ensino não formal na formação de identidades de estudantes do ensino básico à luz da Teoria Social da Aprendizagem de Wenger : um estudo de caso no Centro de Tecnologia Acadêmica Júnior (CTA Jr.)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAraujo, Ives Solanopt_BR
dc.identifier.nrb001152515pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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