Mulheres professoras : performando a autoridade no matriarcado da educação
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O caminho que eu sigo nessa pesquisa é refletir e perceber como a história das mulheres na educação do Brasil e a minha história com a educação se atravessam, como a presença e performatividade desses corpos significam o educar, a nossa relação com o ensinar e aprender, e como esses corpos foram significados quando adentraram o espaço escolar, assumindo papeis que exerciam uma relação de poder. Percebendo essa estrutura das relações de poder estabelecidas dentro e fora das escolas brasileiras, ...
O caminho que eu sigo nessa pesquisa é refletir e perceber como a história das mulheres na educação do Brasil e a minha história com a educação se atravessam, como a presença e performatividade desses corpos significam o educar, a nossa relação com o ensinar e aprender, e como esses corpos foram significados quando adentraram o espaço escolar, assumindo papeis que exerciam uma relação de poder. Percebendo essa estrutura das relações de poder estabelecidas dentro e fora das escolas brasileiras, e como ela estimula os indivíduos de uma sociedade a se relacionarem a partir da autoridade e não da autonomia, é utilizada a Disciplina Positiva e a metodologia desenvolvida por Jane Nelsen, para entender outras formas possíveis de se relacionar e de conduzir essas relações escolares, sejam elas tanto na aula de teatro, quanto em outras áreas de conhecimento, assim como em todas as relações e conexões que estabelecemos na sociedade, a partir do estímulo da autonomia, empatia, autorresponsabilidade e criatividade na resolução de problemas. ...
Abstract
The path I follow in this research is to reflect and understand how the history of women in education in Brazil and my own history with education cross each other, how the presence and performativity of these women bodies mean to educate, our relationship with teaching and learning, and how these bodies were signified when they entered the school space assuming roles that exercised a power relationship. Realizing this structure of power relations established inside and outside Brazilian schools ...
The path I follow in this research is to reflect and understand how the history of women in education in Brazil and my own history with education cross each other, how the presence and performativity of these women bodies mean to educate, our relationship with teaching and learning, and how these bodies were signified when they entered the school space assuming roles that exercised a power relationship. Realizing this structure of power relations established inside and outside Brazilian schools, and how it encourages individuals in a society to relate to each other based on authority and not autonomy, Positive Discipline and the methodology developed by Jane Nelsen are used to understand other possible ways of relating and conducting these school relationships, whether in theater class or in other areas of knowledge, as well as all the relationships and connections we establish in society, from the stimulus of autonomy, empathy, self-responsibility and creativity in problem solving. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
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TCC Teatro (243)
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