Brincando nos corredores : uma reflexão sobre a docência e o caráter formativo da utilização de narrativas memoriais no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O trabalho reflete sobre o caráter formativo da utilização de memórias e histórias de vida como recurso investigativo em dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da seleção de cinco dissertações, defendidas em diferentes momentos da trajetória do PPGAC (desde a sua implementação, em 2007), construo um panorama temporalmente abrangente de trabalhos que recorrem a experiências pessoais das autoras ...
O trabalho reflete sobre o caráter formativo da utilização de memórias e histórias de vida como recurso investigativo em dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da seleção de cinco dissertações, defendidas em diferentes momentos da trajetória do PPGAC (desde a sua implementação, em 2007), construo um panorama temporalmente abrangente de trabalhos que recorrem a experiências pessoais das autoras e dos autores na composição de suas escritas. Na categorização e análise dos trabalhos selecionados, identifico intersecções entre as trajetórias dos pesquisadores-docentes nas suas aproximações com a pesquisa, sinalizando igualmente os desvios presentes em cada trajetória e procurando evidenciar a transitoriedade das identidades e do “estar no mundo” a partir de três aspectos de análise: os espaços, as referências e os desencaixes. Desse modo, as propostas de sala de aula desenvolvidas pelos pesquisadores-docentes possibilitam refletir sobre o impacto das experiências educacionais relacionadas à memória e à narração de histórias de vida (JOSSO, 2007) em espaços de formação docente para além do Ensino Superior, sugerindo que o exercício de “pensar sobre si” aplicado à Educação Básica potencializa as práticas pedagógicas emancipatórias (FREIRE, 1996), favorecendo a autonomia dos discentes no processo de construção de conhecimento por meio da assunção e do reconhecimento de suas próprias identidades. ...
Resumen
Este trabajo examina el carácter formativo de la utilización de memorias e historias de vida como recurso investigativo en tesinas de maestría desarrolladas en el Programa de Postgrado en Artes Escénicas (PPGAC) de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir de la selección de cinco tesinas, elaboradas en distintos momentos de la trayectoria del PPGAC (desde su implementación, en el año de 2007), construyo un panorama, temporalmente abarcador, de trabajos que tienen en cuenta ...
Este trabajo examina el carácter formativo de la utilización de memorias e historias de vida como recurso investigativo en tesinas de maestría desarrolladas en el Programa de Postgrado en Artes Escénicas (PPGAC) de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir de la selección de cinco tesinas, elaboradas en distintos momentos de la trayectoria del PPGAC (desde su implementación, en el año de 2007), construyo un panorama, temporalmente abarcador, de trabajos que tienen en cuenta para su elaboración las experiencias personales de sus autoras y autores. Así, en la categorización y análisis de esos trabajos seleccionados, identifico intersecciones entre las trayectorias personales de los investigadores-docentes y su objeto de investigación. De igual manera, señalo los desvíos presentes en cada trayectoria y busco evidenciar la transitoriedad de las identidades y del “estar en el mundo” a partir de tres aspectos de análisis: espacios, referencias y desencajes. Las propuestas prácticas de salón de clases documentadas por los investigadores-docentes en sus trabajos permiten reflexionar sobre el impacto de experiencias educativas relacionadas a la memoria y a la narración de historias de vida (JOSSO, 2007) en espacios de formación docente que sobrepasan la Enseñanza Superior. Por consiguiente, tras los análisis realizados, este trabajo entiende que el ejercicio de “pensar sobre sí” aplicado a la Educación Básica es capaz de potenciar prácticas pedagógicas emancipadoras (FREIRE, 1996), favoreciendo el desarrollo de la autonomía del alumnado en el proceso de construcción de conocimiento por medio de la asunción y del reconocimiento de sus propias identidades. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License