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dc.contributor.advisorOstermann, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorVidor, Carolina de Barrospt_BR
dc.date.accessioned2021-12-11T04:46:22Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232844pt_BR
dc.description.abstractO combate às desigualdades de gênero nas áreas científicas e tecnológicas (C&T) têm recebido atenção crescente no contexto brasileiro, resultando não apenas em um aumento expressivo do número de publicações sobre o tema nos últimos anos, mas também no desenvolvimento de iniciativas educacionais que visam estimular jovens mulheres a seguir carreira nessas áreas. Entretanto, estudos indicam que tais publicações e iniciativas tendem a abordar questões de gênero em C&T sem discutir explicitamente o constructo "gênero", ou sem apresentar reflexões aprofundadas e teoricamente fundamentadas sobre as implicações sociais, educacionais e políticas das relações de gênero no contexto da formação acadêmico-científica. Mediante tais considerações, este trabalho adotou uma perspectiva teórico-conceitual e metodológica pós-estruturalista para analisar criticamente tanto "questões de gênero" abordadas na literatura de pesquisa em ensino de física quanto "questões de identidade" envolvidas na formação de pesquisadoras e pesquisadores em ensino de física, assumindo que "gênero" é um constructo complexo e por isso não deve ser entendido como uma categoria redutiva das identidades. As "questões de gênero" foram discutidas a partir de uma revisão sistemática da literatura, a qual incluiu 25 estudos brasileiros e 105 estudos internacionais abordando desigualdades de gênero na prática e no ensino da física publicados na última década (2010 – 2019). Os estudos foram categorizados em três categorias analíticas conforme as representações de problemas e os pressupostos sobre gênero subjacentes aos estudos. As "questões de identidade" foram discutidas a partir da análise crítica de entrevistas realizadas com sujeitos docentes e discentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGENFIS) da UFRGS. Para tanto, foram articulados alguns conceitos fundamentais da filosofia política feminista de Judith Butler, na qual as identidades são discursivamente constituídas em um processo performativo moldado por relações de poder generificadas, racializadas, posicionadas socioeconomicamente e historicamente contingentes. Os resultados foram articulados em três eixos analíticos, os quais permitiram descrever e discutir: (i) os processos de negociação do espaço acadêmico-científico que sustentam a constituição do PPGENFIS como um "lugar" onde se desenvolve a pesquisa e a formação de sujeitos pesquisadores em ensino de física; (ii) os processos de (des)vinculações entre as áreas da física e da educação que sustentam a constituição da área de ensino de física como um "objeto" (isto é, como algo produzido e identificável por meio das práticas discursivas) e dos objetos (de estudo) próprios à área de ensino de física; e (iii) os processos de formação institucionalizada e de autoformação dos sujeitos pesquisadores em ensino de física que sustentam os aspectos relacionais, racializados, generificados e de posicionamento socioeconômico que moldam as relações (inter)subjetivas dentro do PPGENFIS. Os resultados apresentados a partir desses três eixos analíticos permitiram identificar e caracterizar as normas de reconhecimento (norma da física, norma da excelência, norma da autonomia, norma da idealização, normas raciais e normas de gênero) que operam performativamente no PPGENFIS, bem como as condições sociais e materiais inerentemente atreladas a elas, levando em consideração que a existência social de um sujeito na pós-graduação em ensino de física depende da sua sujeição (isto é, subordinação e subjetivação) a tais normas de reconhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThe struggle against gender inequalities in science and technology (S&T) areas has been receiving growing attention in Brazil, resulting not only in a significant increase in the number of scientific publications on this topic in recent years, but also in the development of educational initiatives aimed at stimulating young women to pursue careers in S&T. However, studies indicate that such publications and initiatives tend to address gender issues in S&T without explicitly discussing the gender construct, or without presenting in-depth and theoretically grounded reflections on the social, educational and political implications of gender relations in the context of academic and scientific training. Based on such considerations, this work adopted a theoretical-conceptual and methodological poststructuralist perspective to critically analyze "gender issues" addressed in the research literature in physics education as well as "identity issues" involved in the training of physics education researchers, assuming that gender is a complex construct and therefore should not be understood as a reductive identity category. "Gender issues" were discussed from a systematic literature review, which included 25 Brazilian and 105 international studies addressing gender inequalities in physics and physics education published in the last decade (2010 – 2019). Studies were categorized into three analytical categories according to the problem representations and assumptions about gender underlying these studies. "Identity issues" were discussed based on the critical analysis of interviews carried out with teachers and students linked to the Graduate Program in Physics Education (PPGENFIS) at UFRGS. To this end, some fundamental concepts of Judith Butler's feminist political philosophy were articulated, in which identities are discursively constituted in a performative process shaped by gendered, racialized, socioeconomically positioned and historically contingent power relations. Results were articulated in three analytical axes, which allowed the description and discussion of: (i) academic-scientific space negotiation processes that support the constitution of PPGENFIS as a "place" where the development of research and the training of researchers in physics education takes place; (ii) processes of (dis)connection between physics and education, which support the constitution of physics education as an "object" (that is, as something produced and identifiable through discursive practices) and of "proper objects" (of study) to the area of physics education; and (iii) processes of institutionalized training and self-formation of researchers in physics education that support the relational, racialized, gendered and socioeconomic positioning aspects that shape the (inter)subjective relationships within PPGENFIS. Results presented from these three analytical axes allowed to identify and characterize the norms of recognition (norm of physics, norm of excellence, norm of autonomy, norm of idealization, racial norms and gender norms) that operate performatively in PPGENFIS, as well as the social and material conditions inherently linked to them, taking into account that the social existence of subjects in graduate studies in physics education depends on their subjection (that is, subordination and subjectification) to such norms of recognition.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGenderen
dc.subjectButler, Judith, 1956-pt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMulheres na ciênciapt_BR
dc.subjectPerformativityen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPhysics education researchers trainingen
dc.titleA constituição performativa de identidades na pesquisa em ensino de física : uma perspectiva pós-estruturalista a partir da filosofia política feminista de Judith Butlerpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSantos, Flavia Rezende Valle dospt_BR
dc.identifier.nrb001134448pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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