Eisenman e Reich : relações operativas e processuais entre duas obras da década de 60
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Esta dissertação compara as operações formais empregadas pelo arquiteto norte-americano Peter Eisenman com conceitos estipulados pelo compositor norte-americano Steve Reich. Tal comparação diz respeito à obra House II (1969-1970), de Eisenman, e aos conceitos elaborados no texto Music as a Gradual Process (1968), de Reich, com atenção especial à operação empregada por Reich conhecida como defasagem, usada particularmente em sua obra Piano Phase (1967). Tanto Eisenman na arquitetura quanto Reich ...
Esta dissertação compara as operações formais empregadas pelo arquiteto norte-americano Peter Eisenman com conceitos estipulados pelo compositor norte-americano Steve Reich. Tal comparação diz respeito à obra House II (1969-1970), de Eisenman, e aos conceitos elaborados no texto Music as a Gradual Process (1968), de Reich, com atenção especial à operação empregada por Reich conhecida como defasagem, usada particularmente em sua obra Piano Phase (1967). Tanto Eisenman na arquitetura quanto Reich na música empregam, em obras feitas nas décadas de 1960 e 1970, não apenas o conhecimento que constitui a teoria e a prática de suas respectivas disciplinas, mas também influências de artistas visuais chamados minimalistas, que emergiam na cena artística de Nova Iorque no mesmo período. São eles, especialmente, Robert Morris, Richard Serra e Sol LeWitt. Eisenman e Reich procuraram elaborar obras, arquitetônicas ou musicais, nas quais o resultado final e as operações para sua realização coincidem: processo e trabalho se tornam um único objeto. A metodologia adotada para realizar a aproximação que esta dissertação propõe inclui a produção de diagramas e imagens que aproximam o desenvolvimento de House II, de Eisenman, e a obra Piano Phase, de Reich. Essa aproximação, além de explicar as operações utilizadas por ambos, instaura um campo comum que permite comparar as duas abordagens ao ressaltar semelhanças, divergências e operações em comum, geradoras das obras em questão. O objetivo desta dissertação não é apenas explicitar as correspondências e discrepâncias entre obras originadas em diferentes disciplinas (arquitetura e música), que compartilham como conceito principal a noção de processo como elemento que delimita forma e conteúdo, mas ressaltar novas possibilidades interpretativas com base nessa aproximação. ...
Abstract
This dissertation compares the formal operations employed by the American architect Peter Eisenman with concepts stipulated by the American composer Steve Reich. This comparison concerns the Eisenman’s House II (1969-1970) and the concepts elaborated in the text Music as a Gradual Process (1968), by Reich, with special attention to an operation employed by him known as phasing, used particularly in his piece Piano Phase (1967). Both Eisenman in architecture and Reich in music addressed in their ...
This dissertation compares the formal operations employed by the American architect Peter Eisenman with concepts stipulated by the American composer Steve Reich. This comparison concerns the Eisenman’s House II (1969-1970) and the concepts elaborated in the text Music as a Gradual Process (1968), by Reich, with special attention to an operation employed by him known as phasing, used particularly in his piece Piano Phase (1967). Both Eisenman in architecture and Reich in music addressed in their works made in the 1960s and 1970s not only the knowledge that constitutes the theory and practice of their respective fields, but also, influences from the so-called minimalists emerging in the New York art scene in the same period with artists such as Robert Morris, Richard Serra, and Sol LeWitt. Eisenman and Reich sought to elaborate works, architectural or musical, in which the final result and the operations used for their realization coincide: process and work become a single object. As a methodology, diagrams and images referring to the development of Eisenman's House II will be employed together with diagrams of Reich’s Piano Phase. The approximation of such images, in addition to explaining the operations used by both, works as a means of comparing the approaches of each one, their similarities and divergences, as well as how the idea of one or more operations can generate a complete work. The purpose of this dissertation is not only to make explicit the correspondences and discrepancies among works made in different disciplines (architecture and music), which have as their main concept the notion of process as an element that delimits form and content, but to highlight new interpretative possibilities based on this approximation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6070)Arquitetura (392)
Este item está licenciado na Creative Commons License