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dc.contributor.advisorNascimento, Matheus Monteiropt_BR
dc.contributor.authorPigozzo, Danielpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-28T04:26:52Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221687pt_BR
dc.description.abstractNa presente dissertação, desenvolvemos uma investigação cujo objetivo geral é analisar o fenômeno cultural do misticismo quântico e os diferentes tipos de conhecimentos que ele mobiliza. Partindo de uma revisão integrativa da literatura, buscamos compreender como a comunidade acadêmica da área de Ensino lida com o tema, quais definições são apresentadas, quais abordagens são utilizadas, como se posicionam frente ao fenômeno e quais implicações para a Educação em Ciências são discutidas. Com isso, identificamos a importância de contribuir com uma caracterização epistemológica inédita do fenômeno, através de um dispositivo analítico baseado na Tese da Interpretação Parcial na perspectiva de Max Jammer. Para podermos realmente propiciar um melhor entendimento de como o misticismo quântico se materializa, a presente dissertação apresenta dois estudos de diferentes abordagens sobre as obras de dois sujeitos frequentemente associados ao fenômeno: Deepak Chopra e Fritjof Capra. O primeiro estudo é uma análise metalinguística – fundamentada na filosofia da linguagem de Bakhtin, Volóchinov e Medviédev – que aborda o livro A cura quântica. O segundo estudo é uma grande exploração teórica da filosofia sistêmica de Fritjof Capra e suas implicações para o Ensino de Física. Nossas principais conclusões focam na necessidade de se estabelecer uma maior concordância em como definir o misticismo quântico e reconhecer que o fenômeno que identificamos atualmente possui características inalienáveis do atual contexto social e histórico. Além disso, argumentamos sobre a importância dos Estudos das Ciências e da Educação em Ciências lidarem com as diferentes formas que o discurso científico pode circular pela sociedade.pt_BR
dc.description.abstractIn this dissertation, we develop an investigation whose general objective is to analyze the cultural phenomenon of quantum mysticism and the different kinds of knowledge that it mobilizes. Starting with an integrative literature review, we seek to understand how the Education academic field deals with the theme, which definitions are presented, which approaches are used, how they stand against the phenomenon and what implications for Science Education are discussed. With this, we identified the importance of contributing to a brand-new epistemological characterization of the phenomenon, through an analytical device based on the Thesis of Partial Interpretation from the perspective of Max Jammer. In order to provide a better understanding of how quantum mysticism materializes, this dissertation presents two studies of different approaches about the works of two individuals frequently associated with the phenomenon: Deepak Chopra and Fritjof Capra. The first study is a metalinguistic analysis - based on the philosophy of language of Bakhtin, Volóchinov e Medviédev - which addresses the book Quantum healing. The second study is a wide theoretical exploration of Fritjof Capra's systemic philosophy and its implications for Physics Teaching. Our main conclusions focus on the need to establish a bigger consensus on how to define quantum mysticism and recognize that the phenomenon we have recognize today has characteristics which are inalienable from the current social and historical context. In addition, we argue about the importance of Science Studies and Science Education dealing with the different ways that scientific discourse can circulate through society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFísica quânticapt_BR
dc.subjectEpistemologia da cienciapt_BR
dc.subjectFilosofia da físicapt_BR
dc.titleDo místico ao quântico : o emaranhamento de cosmovisões no desenvolvimento da física moderna e contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLima, Nathan Willigpt_BR
dc.identifier.nrb001125695pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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