Explorando a inserção de tópicos de física quântica em uma escola estadual um estudo sob a luz da perspectiva sociocultural
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A temática do presente estudo contempla duas linhas da área de Ensino de Física/Ciências, a saber: Linguagens e discurso e Inserção de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino. Através do diálogo com a literatura pertinente à segunda linha, identificamos, enquanto tendências atuais, a fundamentação em referentes vinculados à perspectiva sociocultural; o uso de simulações como estratégias de ensino e pesquisa; e o foco em temas de física quântica, a dualidade onda-partícula em específ ...
A temática do presente estudo contempla duas linhas da área de Ensino de Física/Ciências, a saber: Linguagens e discurso e Inserção de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino. Através do diálogo com a literatura pertinente à segunda linha, identificamos, enquanto tendências atuais, a fundamentação em referentes vinculados à perspectiva sociocultural; o uso de simulações como estratégias de ensino e pesquisa; e o foco em temas de física quântica, a dualidade onda-partícula em específico. Situamo-nos nessas tendências e estruturamos o presente estudo de forma que esse possa vir a contribuir para as discussões da área. Nos concentramos na análise de interações discursivas emergentes durante uma atividade mediada pelo interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Outras pesquisas já foram desenvolvidas nessa linha, contudo destacamos que a presente proposta se diferencia das demais, na medida em que foi implementada no contexto de uma escola pública estadual gaúcha. Nossa problemática de pesquisa é identificar De que forma os estudantes envolvidos na atividade regulam a outros e a si mesmos no sentido de apropriar-se de explicações oficiais da física quântica?Se houver dinâmicas na forma como eles definem a situação, quais movimentos percebidos nas perspectivas referenciais por eles adotadas? Para responder a essa pergunta nos apoiamos nas ideias do psicólogo norte americano James Wertsch, em específico, seu tratamento da ação mediada. O delineamento metodológico perpassa pelas dinâmicas na zona de desenvolvimento proximal e é, fortemente, apoiado nas características do enunciado. ...
Abstract
The theme of the present study contemplates two lines of the area of Physics/Sciences Teaching, namely: Languages and speech and Insertion of topics of modern and contemporary physics in teaching. Through the dialogue with the literature pertinent to the second line, we identify, as current tendencies, the foundation in referents linked to the socio-cultural perspective; the use of simulations as teaching and research strategies; and the focus on quantum physics topics, the wave-particle dualit ...
The theme of the present study contemplates two lines of the area of Physics/Sciences Teaching, namely: Languages and speech and Insertion of topics of modern and contemporary physics in teaching. Through the dialogue with the literature pertinent to the second line, we identify, as current tendencies, the foundation in referents linked to the socio-cultural perspective; the use of simulations as teaching and research strategies; and the focus on quantum physics topics, the wave-particle duality in specific. We place ourselves in these tendencies and structure the present study so that it can contribute to the discussions of the area. We focused on the analysis of emerging discursive interactions during an activity mediated by the Mach-Zehnder virtual interferometer. We emphasize that this proposal has a pioneering character, since it was implemented in the context of a public school in the state of Rio Grande do Sul. Our research problem is whether the students involved in the activity can regulate others and themselves in order to appropriate official explanations of quantum physics? To answer this question we rely on the ideas of the North American psychologist James Wertsch, in particular, his treatment of mediated action. The methodological delineation runs through the dynamics in the zone of proximal development and is strongly supported in the characteristics of the statement. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.
Coleções
-
Multidisciplinar (2564)Ensino de Física (205)
Este item está licenciado na Creative Commons License