Avaliação dos resultados de enfermagem de pacientes hospitalizados com alto risco de quedas por meio da Nursing Outcomes Classification/NOC
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Outro título
Evaluation of the nursing outcomes of hospitalized patients with high risk of falls through Nursing Outcomes Classification/NOC
Assunto
Resumo
Introdução: As quedas representam um dos principais incidentes de segurança no ambiente hospitalar. O papel da enfermagem é fundamental na prevenção desses eventos, desde a avaliação de risco, até as intervenções preventivas e avaliação do cuidado. Nesse contexto, os resultados de enfermagem (RE) da Nursing Outcomes Classification (NOC) estabelecem medidas e definições padronizadas para avaliação dos pacientes, demonstram se estão respondendo adequadamente às intervenções preventivas e auxiliam ...
Introdução: As quedas representam um dos principais incidentes de segurança no ambiente hospitalar. O papel da enfermagem é fundamental na prevenção desses eventos, desde a avaliação de risco, até as intervenções preventivas e avaliação do cuidado. Nesse contexto, os resultados de enfermagem (RE) da Nursing Outcomes Classification (NOC) estabelecem medidas e definições padronizadas para avaliação dos pacientes, demonstram se estão respondendo adequadamente às intervenções preventivas e auxiliam a determinar se são necessárias mudanças no cuidado. Objetivo: Avaliar os REs de pacientes hospitalizados com alto risco de quedas e de seus familiares por meio da NOC. Método: Estudo longitudinal, prospectivo realizado em um hospital universitário brasileiro no período de setembro de 2017 a agosto de 2018. A amostra se constituiu de 68 pacientes adultos, internados há (no máximo) 24 horas e com alto risco de quedas (MFS-B ≥45) e 68 familiares. Os pacientes receberam três avaliações com mensuração de cinco REs: Conhecimento: Prevenção de Quedas (1828), Comportamento de Prevenção de Quedas (1909), Ambiente de Cuidado à Saúde Seguro (1934), Sinais Vitais (0802) e Resposta ao Medicamento (2301). Os familiares receberam uma única avaliação referente a dois REs: Conhecimento: Prevenção de Quedas (1828) e Comportamento de Prevenção de Quedas (1909). A análise descritiva e analítica considerou a escala Likert de 5 pontos da NOC, em que 1 corresponde ao pior escore e 5 ao mais desejável. O estudo foi aprovado pelo CEP da instituição (170279). Resultados: Os pacientes eram, na sua maioria, do sexo feminino (58,8%), com média de idade de 60,8 (±17,7) anos e 9,6 (±4,1) anos de estudo. Os familiares eram do sexo feminino (77,9%), com idade média de 50,3 (±10,5) anos e com média de 10,5 (±3,3) anos de estudo. A avaliação dos REs dos pacientes apontou para um nível de conhecimento entre limitado e moderado (2,55±0,06) e um comportamento preventivo raramente a algumas vezes demonstrado (2,62±0,05). Melhora significativa no nível da escala Likert foi observada em cinco indicadores de conhecimento: Uso correto de barras de apoio, Mudanças na pressão arterial que aumentam o risco de quedas, Medicamentos que aumentam o risco de quedas, Uso de procedimentos seguros de transferência e Uso correto de dispositivos de assistência e em dois indicadores de comportamento: Utiliza no banheiro barras de segurança, para apoio das mãos e Utiliza adequadamente a cama. Os REs Ambiente de Cuidado a Saúde Seguro (1934), Sinais Vitais (0802) e Resposta ao Medicamento (2301) não apresentaram melhora significativa entre os dias, indicando um ambiente moderadamente a totalmente adequado (4,44±0,04), sinais vitais sem nenhum a leve desvio da variação normal (4,6±0,03) e resposta ao medicamento entre leve a não comprometida (4,63±0,08). Na avaliação dos REs dos familiares verificou-se um nível de conhecimento entre limitado e moderado (2,45±0,39) e um comportamento preventivo raramente a algumas vezes demonstrado (2,14±0,61). Os pacientes que concordaram com a avaliação de risco apresentaram melhor nível de comportamento preventivo (p=0,01). Conclusão: A avaliação dos REs da NOC representa uma ferramenta útil no contexto da prevenção de quedas, uma vez que permite a avaliação do paciente e da sua evolução clínica, o planejamento da intervenção e a identificação de práticas efetivas. A equipe de enfermagem deve ser capacitada e sensibilizada para a implementação de intervenções educativas ao paciente e seu familiar que promovam, além de conhecimento e comportamento preventivo, a consciência do risco e envolvimento nas ações de cuidado. ...
Abstract
Introduction: Falls represent one of the main incidents of safety in the hospital environment. The role of nursing is essential in the prevention of these events, from risk assessment, to preventive interventions and evaluation of care. In this context, the nursing outcomes (NO) of Nursing Outcomes Classification (NOC) establish standardized measures and definitions for assessing patients, demonstrating whether they are adequately responding to preventive interventions and assisting to determin ...
Introduction: Falls represent one of the main incidents of safety in the hospital environment. The role of nursing is essential in the prevention of these events, from risk assessment, to preventive interventions and evaluation of care. In this context, the nursing outcomes (NO) of Nursing Outcomes Classification (NOC) establish standardized measures and definitions for assessing patients, demonstrating whether they are adequately responding to preventive interventions and assisting to determine whether changes in care are necessary. Objective: To evaluate the NOs of hospitalized patients with high risk of falls and their relatives through the NOC. Method: A longitudinal, prospective study conducted in a Brazilian University Hospital in the period from September 2017 to August 2018. The sample consisted of 68 adult patients hospitalized (at most) 24 hours and with high risk of falls (MFS-B ≥ 45) and 68 relatives. The patients received three assessments with measurement of five NOs: Knowledge: Fall Prevention (1828), Fall Prevention Behaviour (1909), Environment of Safe Health Care (1934), Vital Signs (0802) and Response to Medication (2301). The relatives received a single evaluation of two NOs: Knowledge: Fall Prevention (1828) and Fall Prevention Behaviour (1909). The descriptive and analytical analysis considered the Likert scale of 5 points, in which 1 corresponds to the worst score and 5 to the most desirable. The study was approved by the institution's CEP (170279). Results: The majority of the patients were females (58.8%), with a mean age of 60.8 (± 17.7) years and 9.6 (± 4.1) years of schooling. The relatives were female (77.9%), with a mean age of 50.3 (± 10.5) years and with an average of 10.5 (± 3.3) years of schooling. The evaluation of the patients ' NOs pointed to a level of knowledge, between limited and moderate (2.55 ± 0.06) and a preventive behaviour rarely sometimes demonstrated (2,62 ± 0.05). Significant improvement in the Likert scale level was observed in five knowledge indicators: Correct use of grab bars, Blood pressure changes that increase risk for falls, Prescribed medications that increase risk for falls, Use of safe transfer procedure and Correct use of assistive devices and in two behavioural indicators: Uses, in the bathroom, safety bars to support hands and Adequately uses the bed. The NOs of the Safe Health Care Environment (1934), Vital Signs (0802) and Response to Medication (2301) showed no significant improvement between days, indicating a moderate to fully adequate environment (4.44 ± 0.04), vital signs without any slight deviation of normal variation (4.6 ± 0.03) and response to the drug between lightly and uncompromised (4,63 ± 0.08). In the assessment of family members, there was a level of knowledge between limited and moderate (2.45 ± 0.39) and a preventive behaviour rarely sometimes demonstrated (2.14 ± 0.61). Patients who agreed to the risk assessment presented a better level of preventive behaviour (P = 0.01). Conclusion: The evaluation of NOC outcomes represents a useful tool in the context of the prevention of falls, since it allows the evaluation of the patient and its clinical evolution, the planning of the intervention and the identification of effective practices. The nursing team should be trained and sensitively to the implementation of educational interventions for patients and their relatives who promote, in addition to knowledge and preventive behaviour, awareness of risk and involvement in care actions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Coleções
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Ciências da Saúde (9085)Enfermagem (624)
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