Processo de ensino e aprendizagem de conceitos históricos a partir da utilização de "sistemas apostilados de ensino" : análise das apostilas do Sistema Positivo e do Sistema Uno de Ensino utilizadas em turmas de ensino médio nos anos letivos de 2007 e 2008
dc.contributor.advisor | Kühn, Fábio | pt_BR |
dc.contributor.author | Indrusiak, Fabrício dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-06-06T04:13:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/16063 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigação está focada no processo de ensino e aprendizagem de conceitos históricos propiciados pelos dois maiores sistemas apostilados de ensino do país, o Sistema Positivo de Ensino (da Editora Posigraf) e o Sistema Uno de Ensino (da Editora Moderna), utilizados em um grande número de instituições de ensino particulares (confessionais e privadas). Este tipo de material didático surgiu na década de 1970 com o aparecimento dos grandes cursos preparatórios para o vestibular. Na década de 1990 esta linha de material começou a aparecer em muitas escolas de Ensino Médio que tinham por objetivo preparar seus alunos para o vestibular. Nos últimos dez anos a concorrência entre as instituições particulares de ensino transformou a preparação para o vestibular em um forte argumento de venda. Para tanto, as escolas privadas passaram a utilizar materiais especializados no processo seletivo das universidades públicas. O objeto do presente trabalho consta entre os mais vendidos materiais didáticos do país. As duas propostas são elaboradas por duas das maiores editoras de materiais didáticos (Posigraf e Moderna) e são utilizados em turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Como o objetivo das escolas ao utilizar estes materiais apostilados é a preparação para o vestibular, pretendo estabelecer uma relação entre os objetos estudados e um parecer do Ministério da Educação referente à regulamentação do processo seletivo para ingresso no ensino superior (o concurso vestibular). Meu interesse na análise dos sistemas apostilados é entender que tipo de apropriação dos conceitos é possível ser feita a partir da adoção desses sistemas nas escolas de ensino médio. Nesta busca, a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel servirá como referencial teórico. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Apostila | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Processo de ensino e aprendizagem de conceitos históricos a partir da utilização de "sistemas apostilados de ensino" : análise das apostilas do Sistema Positivo e do Sistema Uno de Ensino utilizadas em turmas de ensino médio nos anos letivos de 2007 e 2008 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000692719 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC História (789)