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dc.contributor.advisorKühn, Fábiopt_BR
dc.contributor.authorIndrusiak, Fabrício dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2009-06-06T04:13:04Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16063pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação está focada no processo de ensino e aprendizagem de conceitos históricos propiciados pelos dois maiores sistemas apostilados de ensino do país, o Sistema Positivo de Ensino (da Editora Posigraf) e o Sistema Uno de Ensino (da Editora Moderna), utilizados em um grande número de instituições de ensino particulares (confessionais e privadas). Este tipo de material didático surgiu na década de 1970 com o aparecimento dos grandes cursos preparatórios para o vestibular. Na década de 1990 esta linha de material começou a aparecer em muitas escolas de Ensino Médio que tinham por objetivo preparar seus alunos para o vestibular. Nos últimos dez anos a concorrência entre as instituições particulares de ensino transformou a preparação para o vestibular em um forte argumento de venda. Para tanto, as escolas privadas passaram a utilizar materiais especializados no processo seletivo das universidades públicas. O objeto do presente trabalho consta entre os mais vendidos materiais didáticos do país. As duas propostas são elaboradas por duas das maiores editoras de materiais didáticos (Posigraf e Moderna) e são utilizados em turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Como o objetivo das escolas ao utilizar estes materiais apostilados é a preparação para o vestibular, pretendo estabelecer uma relação entre os objetos estudados e um parecer do Ministério da Educação referente à regulamentação do processo seletivo para ingresso no ensino superior (o concurso vestibular). Meu interesse na análise dos sistemas apostilados é entender que tipo de apropriação dos conceitos é possível ser feita a partir da adoção desses sistemas nas escolas de ensino médio. Nesta busca, a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel servirá como referencial teórico.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectApostilapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleProcesso de ensino e aprendizagem de conceitos históricos a partir da utilização de "sistemas apostilados de ensino" : análise das apostilas do Sistema Positivo e do Sistema Uno de Ensino utilizadas em turmas de ensino médio nos anos letivos de 2007 e 2008pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000692719pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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