6ª Bienal de artes visuais do Mercosul : reflexos do projeto pedagógico
dc.contributor.advisor | Loponte, Luciana Gruppelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Butierres, Goreti Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-04-29T04:12:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/15705 | pt_BR |
dc.description.abstract | Porto Alegre sedia, desde 1997, a Bienal de Artes Visuais do MERCOSUL. Este evento é uma das principais mostras de arte contemporânea da América Latina e reúne artistas não só da América como de outros continentes. Integra-se a Ação Educativa -AE- da Bienal o Projeto Pedagógico -PP- como subsídio para educadores e educadandos no ensino da arte, procurando aproximar a arte contemporânea do público visitante da mostra, fazendo-o (re)pensar a educação sob a perspectiva da arte. O objetivo dessa pesquisa é observar os reflexos do PP da 6ª Bienal em escolas nas quais educadores e educandos tenham participado do projeto, visitado algum dos roteiros e recebido os kits com sugestões de exercícios críticos para serem desenvolvidos em sala de aula, investigando se estas usam o material oferecido pelo PP como ferramenta de aprendizagem nas aulas de arte/educação. O corpus de análise desta pesquisa é composto por entrevistas abertas com dez educadores de sete escolas das redes municipal e estadual de Porto Alegre/RS que visitaram a 6ª Bienal com seus educandos, conforme relatórios pesquisados na Fundação Bienal e com um educador em entrevista informal (fora do ambiente escolar). Nas entrevistas foi enfatizado o uso ou não do material pedagógico que é oferecido aos educadores pelo PP em sala de aula. A análise dos dados coletados permitiu a identificação do desenvolvimento de atividades em sala de aula por esses educadores que fazem uso das fichas com obras de artes e sugestões de atividades oferecidas pelo PP, não só na arte/educação como em outras disciplinas mesmo após o término da mostra. Com base nos dados analisados é possível concluir que o PP da 6ª Bienal de Artes Visuais do MERCOSUL tem reflexos nas atividades desenvolvidas em sala de aula por esses educadores que têm as fichas da Bienal como ferramenta - e não raro a única - auxiliar no desenvolvimento do seu trabalho cotidiano. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | 6ª Bienal de artes visuais do Mercosul : reflexos do projeto pedagógico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000689121 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Pedagogia da Arte | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)