Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual
dc.contributor.advisor | Barone, Dante Augusto Couto | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa, Luciano Gonsalves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2008-08-27T04:13:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/13754 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino de Física para Pessoas com Deficiência Visual (DVs) é investigado. Um panorama da realidade escolar dos DVs é esboçado, particularmente do Ensino de Física e das Tecnologias de Computação (TICs) no contexto educacional dos DVs. São empregados recursos da pesquisa qualitativa tanto na tomada como na análise dos dados: entrevista gravada, redução fenomenológica, e outros. Professores de DVs e estudantes DVs são entrevistados sobre questões inerentes ao estar ensinando ou ao estar aprendendo ciências. A aprendizagem conceitual da fenomenologia física dos DVs e a experimentação no ensino de física para DVs também são analisadas. Finalmente, os resultados alcançados nas diferentes etapas da pesquisa revelam elementos para a articulação de um ensino de física mais adequado às necessidades específicas dos DVs. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Physics Education for visual impairment people (DVs) is investigated. A picture of the DVs school reality is sketched, particularly of the physics education and the computation technologies (TICs) in this context. Resources of the qualitative research are aplied in the taking and analysis of data: interviews, phenomenological reduction, and others. Teachers of DVs and DVs students are interviewed about questions of the being teaching or learning sciences. The conceptual learning of the physical phenomenology in DVs and the experimentation in physics education for DVs also are analyzed. Finally, the results reached in the different stages of the research revels elements for the adjustement of the teaching to the DVs specific necessities. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Physics education | en |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Educational technologies | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Visual impairment | en |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.title | Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Neves, Marcos Cesar Danhoni | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000649609 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2004 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2569)Informática na Educação (322)