Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarone, Dante Augusto Coutopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Luciano Gonsalvespt_BR
dc.date.accessioned2008-08-27T04:13:13Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13754pt_BR
dc.description.abstractO Ensino de Física para Pessoas com Deficiência Visual (DVs) é investigado. Um panorama da realidade escolar dos DVs é esboçado, particularmente do Ensino de Física e das Tecnologias de Computação (TICs) no contexto educacional dos DVs. São empregados recursos da pesquisa qualitativa tanto na tomada como na análise dos dados: entrevista gravada, redução fenomenológica, e outros. Professores de DVs e estudantes DVs são entrevistados sobre questões inerentes ao estar ensinando ou ao estar aprendendo ciências. A aprendizagem conceitual da fenomenologia física dos DVs e a experimentação no ensino de física para DVs também são analisadas. Finalmente, os resultados alcançados nas diferentes etapas da pesquisa revelam elementos para a articulação de um ensino de física mais adequado às necessidades específicas dos DVs.pt_BR
dc.description.abstractThe Physics Education for visual impairment people (DVs) is investigated. A picture of the DVs school reality is sketched, particularly of the physics education and the computation technologies (TICs) in this context. Resources of the qualitative research are aplied in the taking and analysis of data: interviews, phenomenological reduction, and others. Teachers of DVs and DVs students are interviewed about questions of the being teaching or learning sciences. The conceptual learning of the physical phenomenology in DVs and the experimentation in physics education for DVs also are analyzed. Finally, the results reached in the different stages of the research revels elements for the adjustement of the teaching to the DVs specific necessities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysics educationen
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEducational technologiesen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectVisual impairmenten
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleApropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coNeves, Marcos Cesar Danhonipt_BR
dc.identifier.nrb000649609pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples