Resolução de problemas : uma alternativa para o ensino de funções : 100 problemas propostos
dc.contributor.advisor | Sant'Ana, Marilaine de Fraga | pt_BR |
dc.contributor.author | Backes, Lucas Henrique | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-12-09T02:41:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/130796 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata da aplicação da metodologia de resolução de problemas como uma alternativa para o ensino de funções no Ensino Médio, visto que a resolução de problemas é um meio de pôr a ênfase no aluno e em seus processos de pensamento. Desenvolvemos este trabalho baseado em autores como George Polya, Juan Ignácio Pozo e Antoni Vila. Apresentamos uma análise de um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Médio sobre resolução de problemas e funções na qual destacamos momentos que evidenciem processos criativos, de pensamento crítico, de reflexão e investigamos sobre a viabilidade do uso da proposta em sala de aula. Por fim, apresentamos uma seção com 100 problemas propostos relativos a funções afim, quadrática, exponencial e logarítmica e uma atividade envolvendo funções e frenagem de veículos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work is about the application of the problem solving methodology as an altemative to teaching functions in the Secondary Education, since solving problems is a way of placing the emphasis in the student and in his processes of thought. We develop this work based on authors like George Polya, Juan Ignácio Pozo and Antoni Vila. We present an analysis of a project developed with students of the Secondary Education that is about problem solving and functions in which we single out moments that show creative processes, of criticai thought, of reflection and we investigate the viability of using the problem solving methodology in classroom. Finally, we present a section with 100 proposed problems relative to affme, quadratic, exponential and logarithmic functions and an activity about functions and vehicles braking. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Problem solving | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Functions | en |
dc.subject | Ensino : Matematica | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Secondary education | en |
dc.subject | Funcoes | pt_BR |
dc.title | Resolução de problemas : uma alternativa para o ensino de funções : 100 problemas propostos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000779996 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática. Departamento de Matamática Pura e Aplicada | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (406)