Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Joao Batista Teixeira dapt_BR
dc.contributor.authorFolmer, Vanderleipt_BR
dc.date.accessioned2008-01-22T04:10:28Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/11789pt_BR
dc.description.abstractA educação em Ciências pode auxiliar a população a entender a natureza e a utilidade da Ciência, e contribuir para a formação de cidadãos esclarecidos e atuantes. A partir de tais pressupostos, a proposta deste estudo foi ver se cursos experimentais baseados no aprendizado através da resolução de problemas (RP), com ênfase em fundamentações histórica e epistemológica, podem melhorar o entendimento dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico. Nosso estudo demonstrou que, depois de uma resistência inicial, os estudantes encararam de forma positiva a oportunidade que tiveram para planejar e executar experimentos de seu próprio interesse, ao invés de seguir receitas prontas como ocorre usualmente nas atividades desenvolvidas nos laboratórios escolares. Alémhouve um aumento significativo nos escores totais, e também nos escores das subescalas criativo, experimental e unificado, conforme a escala “Nature of Scientific Knowledge Scale” (NSKS), depois que os estudantes participaram dos cursos; indicando uma melhora no entendimento acerca da natureza do conhecimento científico. De particular interesse, a execução de atividades práticas baseadas na RP com problemas mal-estruturados levou uma grande parte dos estudantes a sentirem que estavam trabalhando criativamente e fazendo Ciência. Deste modo, as atividades propostas neste trabalho poderiam ser expandidas como uma forma de melhorar a educação em Ciências e estimular a formação de uma nova geração de cientistas criativos no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractScience education can help people to understand the nature and utility of science, and contribute to developing informed and active citizen. Hence, the purpose of this study was to see if problem-based learning (PBL) in experimental vacation’ courses, with emphasis on the historical and epistemological foundations, can increase students’ understanding regarding nature of scientific knowledge. After initial strangeness, our study has shown that students usually rated high the opportunities that they had to plan and execute experiments of their own, instead of following cookbook recipes as usually happens in laboratory classes at school. In addition, post-test scores were significantly higher than pre-test scores on the total Nature of Scientific Knowledge Scale (NSKS), and on creative, testable, and unified NSKS subscales, indicating an improved understanding of nature of scientific knowledge among school students. Of particular interest, the execution of practical activities in PBL form with ill-structured problems led a significant part of students to feel that they were creating and doing science. Therefore, the activities here proposed could be expanded as a form of to improve the science education and to stimulate the formation of a new generation of creative scientists in Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScience educationen
dc.subjectCiências : Ensinopt_BR
dc.subjectConhecimento científicopt_BR
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectNature of scienceen
dc.subjectNature of scientific knowledgeen
dc.subjectBrazilen
dc.titleAs concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000612852pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples